2014_05_28_Dia do Desafio_Handebol_Foto Alexandre Nunis

Coordenado pelo SESC SP, o DIA DO DESAFIO promove um “desafio entre cidades” – uma competição amigável –  com o tema “você se mexe e o mundo mexe junto”, para sensibilizar os cidadãos de todas as idades, mostrando a importância da vida ativa para a melhoria da saúde, além de promover a integração social, o exercício da liderança e ressaltar o espírito comunitário. A Atletas pelo Brasil é parceira do Sesc nesta iniciativa.

 

A proposta é fazer com que as pessoas interrompam suas rotinas e coloquem o corpo em movimento.   Desde 2000, o SESC São Paulo coordena o DIA DO DESAFIO para o Continente Americano que é realizado pelas Prefeituras, em parceria com Secretarias Estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

 

Em 2013, a ação se tornou parte da campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até 2016.   Toda a população pode participar do DIA DO DESAFIO.

 

No Brasil, para movimentar a sociedade, as unidades do SESC e seus parceiros promovem ao longo do dia 28/05, uma série de atividades como caminhadas; passeios ciclísticos; jogos e brincadeiras; recreação para crianças, adultos e pessoas da terceira idade; demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas, como por exemplo, a ginástica e as atividades de caráter recreativo e de integração.

 

O diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, ressalta a importância alcançada pelo Dia do Desafio ao longo de suas edições, e reforça o compromisso com a sociedade e o bem-estar.

 

“A relevância conquistada pelo Dia do Desafio – como ferramenta de incentivo à prática da atividade física – deve ser considerada para além dos recordes de adesões obtidos a cada edição ou o envolvimento dos países do Continente Americano. A responsabilidade torna-se ainda maior diante das mensagens de parceria, solidariedade e integração que alinhavam as relações entre comunidades, lideranças e cidadãos. O espírito de cooperação para competir carrega em seus preceitos, como um exercício de cidadania, o aprendizado do trabalho conjunto e o respeito pela diversidade.”

 

Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, discorre sobre a responsabilidade de organizar o evento.

 

“Sempre audacioso sob o ponto de vista de metas e resultados, o Dia do Desafio comemora 20 edições e merece celebração, mas, acima de tudo, requer atenção permanente. Considerando o nível mundial de sedentarismo, muito acima do desejável, é importante fazer do Dia do Desafio um movimento inovador e abrangente. E o caminho mais adequado para alcançarmos este objetivo está na somatória do esforço de cada um de nós.”

 

Pesquisa do instituto IPSOS revela que metade dos brasileiros nunca se exercita 

 

Mais da metade dos brasileiros declara que nunca pratica esportes ou atividades físicas, e o nível de sedentarismo, sobretudo entre as mulheres, chega a 71%. As informações são alguns dos índices resultantes de uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos a pedido do Sesc para a campanha MOVE Brasil (saiba mais em movebrasil.org.br).

 

A campanha mundial Dia do Desafio trabalha para transformar essas informações em passado.   Mais do que apontar para um cenário alarmante, dados como esses indicam a urgência de promover eventos de incentivo à prática físico-esportiva que sejam comunitários e tenham como preocupação a inclusão social.

 

Dentre as inúmeras propostas do Dia do Desafio, uma delas é justamente desvincular a prática de atividade ou esporte em equipamentos específicos, como academias, clubes etc.   A ideia da campanha é fazer com que as pessoas adotem uma vida fisicamente ativa, e conscientizá-las de que é possível fazer isso sem muitos recursos, sejam eles financeiros ou sociais.

 

O site www.sescsp.org.br/diadodesafio mostra detalhes das cidades desafiantes e permite a postagem de experiências individuais ou coletivas nas redes sociais cadastradas.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do Dia do Desafio: diadodesafio.org.br