A Atletas pelo Brasil, o LIDE Esporte, o Instituto Ethos e as empresas patrocinadoras, com apoio da Mattos Filho Advogados, estabeleceram uma parceria com o objetivo de desenhar um programa de trabalho voltado ao desenvolvimento de um ambiente ético, transparente e por uma gestão democrática no esporte brasileiro.

 

A aprovação do artigo 18-A da lei Pelé (Lei 12.868/2013) foi um marco, fruto de uma união de empresas, clubes e atletas, e prevê, entre outros temas, o limite de mandato aos dirigentes esportivos, a participação dos atletas na gestão e sistema eleitoral, além de transparência e governança na gestão das entidades esportivas.

 

Empresas patrocinadoras do esporte têm manifestado preocupação com uma melhor gestão e transparência na utilização dos recursos de patrocínio pelas entidades esportivas. Afinal, elas possuem grande responsabilidade com os rumos e os resultados do país no esporte. Por essa razão, esta união entre empresas, atletas e organizações da sociedade civil, por meio de uma ação coletiva, pretende contribuir para a melhoria do esporte que tanto encanta corações país afora.

 

Reconhecendo a absoluta necessidade de aperfeiçoamento das práticas de patrocínio esportivo e a oportunidade de contribuir para a implementação da nova lei, Atletas pelo Brasil, Ethos, LIDE Esporte e algumas empresas patrocinadoras decidiram construir um acordo inédito de forma a gerar um ambiente de colaboração e confiança entre empresas e entidades esportivas; estabelecer condições éticas para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente e responsável dos recursos.

 

As organizações e empresas patrocinadoras abaixo relacionadas apresentam o interesse em participar do Grupo de Trabalho e convidam demais empresas patrocinadoras do esporte brasileiro a atuar nas discussões propositivas com vistas à construção de um acordo setorial.

 

Banco do Brasil, BRF, Construtora Passarelli, Itaú Unibanco, McDonald´s, Nestlé, P&G, Tetra Pak e Volkswagen do Brasil

 

Para mais informações sobre o acordo: daniela@atletaspelobrasil.org.br