A região Extremo Sul recebe a partir deste domingo, 14, a Operação Verão 2014/2015. Na sua 5ª edição, a ação é promovida pela prefeitura até 8 de março, levando aos moradores e visitantes daqueles bairros uma programação de serviços e entretenimento. O ato de lançamento será realizado às 10h, na Praia do Lami (rua Luiz Vieira Bernardes, s/nº – Final da linha do Lami).

 

A ação consiste na preparação dos espaços públicos de lazer a serem oferecidos aos frequentadores e envolve mais de sete quilômetros de orla, incluindo, entre outras, as praias do Leblon, dos Pescadores, Copacabana, Pontal e Prainha. A Operação Verão é coordenada pela Secretaria Municipal de Governança Local, por meio do Centro Administrativo Regional Extremo Sul e envolve diversos órgãos e secretarias da prefeitura, com o objetivo de oferecer qualidade na infraestrutura para o veraneio, valorizando o potencial da região.

 

A preparação da orla mobilizou as secretarias com atividades que vão desde a divulgação do evento até a qualificação dos espaços de convivência. Foram realizadas ações como a manutenção de vias de acesso e da iluminação pública, cuidado com as condições gerais dos balneários de Belém Novo e Lami, realização vistorias conjuntas, instalação de novas churrasqueiras de concreto, recuperação das churrasqueiras, quiosques e guaritas de salva vidas, entre outras melhorias.

 

Atendimento em saúde – No âmbito da saúde, guardas municipais, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circualção (EPTC), salva-vidas e funcionários do CAR Extremo Sul recebem treinamento específico dentro do projeto Coração no Ritmo Certo, da Secretaria Municipal de Saúde, para auxiliar em caso de primeiros socorros em vítimas de uma parada cardiorrespiratória.

 

Além disso, cooperação entre SAMU e as unidades de saúde garantirão suporte necessário e atendimento de emergência à população nos balneários. Haverá atendimento médico na Unidade Básica de Saúde Lami aos sábados, domingos e feriados, no horário das 8h às 20h. Para atendimentos de urgência, consultas médicas, administração de medicamentos, realização de curativos, verificação de sinais vitais, entre outros.

 

De acordo com o secretário de governança Local em exercício, Carlos Siegle de Souza, as atividades nos espaços públicos, além de proporcionar o lazer, devem despertar também o espírito de cuidado com a orla. “Todos devem sentir-se donos desses espaços de convivência e cuidar para terem um veraneio de qualidade”, defende.

 

Algumas atividades da programação: – Circuito de vôlei de praia aos domingos (exceto no Carnaval) nos meses de janeiro, fevereiro e março; – Atividades recreativas com o ônibus brincalhão; – Vôlei de praia, desafios esportivos e recreação no Lami aos domingos (exceto no Carnaval);  – Atividades de higiene ambiental – Praia Limpa; – Piquenique acessível; – Exposição do Projeto Memória Carris nas orlas do Belém Novo e Lami.

 

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=174731&OPERACAO+VERAO+LEVA+LAZER+AO+EXTREMO+SUL+A+PARTIR+DE+DOMINGO