O I Relatório Cidades do Esporte, da ONG Atletas pelo Brasil, apresenta um diagnóstico da situação do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

O documento foi lançado na Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014, no final da semana passada, em São Paulo (SP), e tem dados analisados de dez cidades: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Distrito Federal e Cuiabá (MT). Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) não validaram seus dados.

 

Segundo as informações fornecidas, a cidade possui pátio externo para atividade física em 96% das escolas da rede municipal, sendo que 76% têm quadra poliesportiva externa e 57%, quadra coberta ou ginásio.

 

Natal foi uma das poucas cidades analisadas a informar a extensão de calçadas em boas condições de manutenção: pouco menos de 50% do total reportado pelo município.

 

A capital do Rio Grande do Norte ainda pode avançar no campo institucional da área do esporte e atividade física pois, embora tenha Secretaria Municipal dedicada ao tema, inexistem Conselho Municipal de Esporte, Fundo Municipal do Esporte, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, bem como planos municipais de esporte e mobilidade aprovados pela Câmara Municipal.

 

Confira I Relatório do Cidades do Esporte completo: http://atletaspelobrasil.org.br/arquivos/Primeiro_Relatorio_CidadesdoEsporte.pdf