Vídeo mostra os bastidores do Pacto pelo Esporte, incluindo selfie feito pelos atletas. Foto: reprodução

Vídeo mostra os bastidores do Pacto pelo Esporte, incluindo selfie feito pelos atletas. Foto: reprodução

 

O lançamento do Pacto pelo Esporte, acordo inédito entre as empresas patrocinadoras para levar mais transparência e gestão às entidades esportivas, ganhou um vídeo especial que poderá ser visto a partir desta terça-feira (10). Produzido pela Avesso TV, o vídeo mostra os bastidores do evento que marcou o lançamento da iniciativa da Atletas pelo Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte e apoio do Mattos Filho Advogados.

 

“Participar de um momento tão especial, com a Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o LIDE Esporte e grandes empresas reunidos para formar uma conduta com relação à ética no esporte é muito importante para nós”, destaca Dimas Pessetti, da Avesso TV. “Ser a mídia que retrata a necessidade do Pacto pelo Esporte e o processo que levou até ele, e conseguir condensar isso num vídeo de três minutos, foi um desafio mas também um orgulho.”

 

O vídeo documenta o evento de lançamento do Pacto pelo Esporte, realizado dia 28 de outubro em São Paulo. Entre os entrevistados, membros da Atletas pelo Brasil como a presidente Ana Moser, a diretora executiva Daniela Castro e os diretores Raí Oliveira e Gustavo Borges, o conselheiro João Paulo Diniz,o Ministro dos Esportes, George Hilton, além de representantes de entidades.

 

O Pacto pelo Esporte é voluntário e visa definir regras e mecanismos nas relações de investidores com entidades esportivas (confederações, federações e clubes). As cláusulas tratam das novas condições nas áreas de gestão, governança e transparência para efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades. Os contratos já em vigor serão respeitados. Após o período de dois anos, os novos patrocínios passarão a seguir as regras firmadas pelo acordo.

 

As cláusulas do pacto foram estipuladas pelas próprias companhias. São signatárias do pacto: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald´s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

 

“O Pacto veio na esteira de algumas legislações como a lei anticorrupção e o artigo 18A da Lei Pelé. As principais regras são de transparência nos contratos e de participação dos atletas”, explica Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, em depoimento no vídeo.

 

“Muitas empresas concorrentes no patrocínio se uniram em torno de uma melhoria do esporte. É uma iniciativa em que o Brasil se destaca, as empresas se destacam, o esporte dá um exemplo para outras áreas. Isso é inédito”, complementa Daniela Castro, diretora executiva da entidade.

 

O vídeo pode ser visto site da Avesso, aqui.

 

Mais informações sobre o Pacto no site: http://pactopeloesporte.org.br