Aline Pellegrino
Futebol
Aline Pellegrino
Futebol
Aline Pellegrino nasceu em 6 de julho de 1982, em São Paulo (SP). A zagueira foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e disputou ainda a edição de Londres 2012. Outro momento marcante de sua carreira foi a conquista do ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2017, quando foi capitã da seleção brasileira.
Formada em Educação Física, Aline segue trabalhando com o futebol feminino. Após trabalho de destaque como Diretora de Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol (FPF), recebeu convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para atuar como Coordenadora de Competições Femininas. Atualmente ocupa ainda o cargo de Coordenadora de Seleções Femininas da entidade.
Aline Silva
Wrestling
Aline Silva
Wrestling
Aline Silva nasceu em 18 de outubro de 1986, em São Paulo (SP). A lutadora é a primeira brasileira na história a ter conquistado uma medalha em um Campeonato Mundial de Wrestling: prata em Tashkent 2014, na categoria até 75kg. Tem no currículo ainda três medalhas em Jogos Pan-americanos: prata em Guadalajara 2011 e Lima 2019; e bronze em Toronto 2015. Disputou ainda os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020.
Em 2018, criou a ONG Mempodera, que oferece aulas de wrestling e inglês para meninas em Cubatão (SP). Além, é claro, de estimular o empoderamento de meninas pertencentes a comunidades da região. No mesmo ano, conquistou o prêmio de “Mulher do Ano” pela Federação Internacional de Wrestling por sua contribuição para o desenvolvimento do esporte feminino.
Ana Mesquita
Águas Abertas
Ana Mesquita
Águas Abertas
Ana do Amaral Mesquita nasceu em 4 de junho de 1970, em São Paulo (SP). Formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (SP), a nadadora é detentora do recorde latino-americano de travessia a nado do Canal da Mancha, feito alcançado em 23 de setembro de 1993. A história virou livro (“A Travessura do Canal da Mancha”), e os ensinamentos são diversos: a capacidade de encarar desafios, a resiliência e a busca por se tornar uma pessoa melhor, entre outros. Além de seguir disputando competições de águas abertas, Ana possui mestrado em Comunicação e trabalha com fotografia.
Ana Moser
Vôlei
Ana Moser
Vôlei
Ana Moser nasceu em 14 de agosto de 1968, em Blumenau (SC). Disputou três edições dos Jogos Olímpicos pela seleção feminina de vôlei: Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996, tendo conquistado a medalha de bronze justamente na última participação.
Após encerrar a carreira de atleta, passou a se dedicar a projetos sociais e criou o Instituto Esporte e Educação (IEE) em 2001. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra do Esporte, entre janeiro e setembro de 2023. Atualmente é Presidente-executiva da Atletas pelo Brasil e integra o Conselho Fiscal do Serviço do Social do Comércio (SESC).
Ana Mota
Basquete
Ana Mota
Basquete
Ana Lúcia Castilho da Mota, ou simplesmente Ana Mota, nasceu em 6 de julho de 1968, em São Paulo (SP). A armadora foi uma das grandes jogadoras da seleção brasileira de basquete na década de 1990, tendo participado da conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Havana 1991.
Após encerrar sua carreira de atleta, Ana passou a atuar como coordenadora pedagógica e a integrar diversos projetos esportivos voltados ao desenvolvimento humano, como Instituto Esporte Educação, Instituto Barrichello-Kanaan e Instituto Passe de Mágica.
Anderson Lopes
Atletismo
Anderson Lopes
Atletismo
Anderson Lopes nasceu em 4 de fevereiro de 1972, em São Gonçalo (RJ). Devido à falta de oxigênio no parto, o atleta tem paralisia cerebral que reduz seus movimentos na perna e no braço direitos (hemiplegia).
Disputou os Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000, tendo sido medalhista de bronze nas últimas duas edições, no lançamento do disco (classes F36 e F37, respectivamente). Em 1997, na cidade de Mar del Plata (Argentina), tornou-se ainda recordista mundial da prova. Atualmente é presidente do Conselho de Administração do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
André Brasil
Natação
André Brasil
Natação
André Brasil nasceu em 23 de maio de 1984, no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se de um dos maiores nadadores paralímpicos da história, tendo conquistado 14 medalhas em Jogos Paralímpicos: sete ouros, cinco pratas e dois bronzes (categoria S10).
O atleta ficou com uma pequena sequela na perna esquerda, após ter poliomelite ainda nos primeiros meses de vida. Buscou reabilitação no esporte e, por consequência, iniciou sua carreira na natação. Chegou a disputar competições para atletas sem deficiência, como o Troféu Maria Lenk (principal competição nacional do país).
André Cintra
Snowboard
André Cintra
Snowboard
André Cintra nasceu no dia 22 de março de 1979, em São Paulo (SP). Após sofrer um acidente de moto aos 17 anos e ter a perna direita amputada acima do joelho, Cintra decidiu ser atleta paralímpico e passou a competir no snowboard. Disputou os Jogos Paralímpicos Sochi 2014 e Pyeonghcang 2018.
Cintra pratica também outros esportes, como kitesurfe e wakeboard, é CEO de uma empresa de cosméticos e atua como palestrante.
André Domingos
Atletismo
André Domingos
Atletismo
André Domingos nasceu em 26 de novembro de 1972, em Santo André (SP). O velocista disputou quatro Jogos Olímpicos na carreira (Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004) e conquistou uma medalha de prata e outra de bronze. Foi também duas vezes ao pódio em Campeonatos Mundiais de Atletismo: bronze em Sevilha 1999 e prata em Paris 2003.
Após se despedir das pistas, André criou seu próprio projeto social, passou a integrar o programa “Heróis do Atletismo”, foi comentarista do Grupo Globo e ministra palestras ao redor do país.
André Heller
Vôlei
André Heller
Vôlei
André Heller nasceu em 17 de dezembro de 1975, em Novo Hamburgo (RS). O atleta fez parte de uma das seleções mais vitoriosas da história do vôlei brasileiro, tendo sido campeão olímpico em Atenas 2004 e medalhista de prata em Pequim 2008, além de campeão mundial em 2006.
Após deixar as quadras, o central passou a dar palestras com foco em comportamento, criou sua própria escolinha de vôlei e foi gestor do projeto da equipe de Campinas, que disputa a Superliga Masculina.
André Veras
Futebol
André Veras
Futebol
André Veras nasceu em 4 de agosto de 1971, em São Paulo (SP). Veras fez carreira como jogador e treinador de futebol, tendo se formado ainda em jornalismo. Atualmente se dedica à locução esportiva.
Antônio Tenório
Judô
Antônio Tenório
Judô
Antônio Tenório nasceu em 24 de outubro de 1970, em São Bernardo do Campo (SP). O atleta brasileiro é considerado o maior judoca paralímpico da história, tendo conquistado seis medalhas nos Jogos: quatro ouros consecutivos entre Atlanta 1996 e Pequim 2008, além do bronze em Londres 2012 e da prata no Rio 2016.
Tenório fazia judô desde criança, mas precisou se adaptar às regras do paralímpico após ficar cego aos 19 anos.
Arnaldo Oliveira
Atletismo
Arnaldo Oliveira
Atletismo
Arnaldo Oliveira nasceu em 26 de março de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). O velocista disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos: Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996, tendo conquistado a medalha de bronze justamente em sua última participação (revezamento 4x100m). Atualmente, Arnaldo é coaching esportivo e comentarista de atletismo no SporTV.
Betina Lorscheitter
Águas Abertas
Betina Lorscheitter
Águas Abertas
Betina Lorscheitter nasceu em 10 de junho de 1990, em Porto Alegre (RS). Iniciou sua carreira profissional nas piscinas, mas passou a nadar nas águas abertas em 2010. No ano seguinte, já começou a integrar a seleção brasileira e a representar o país mundo afora.
A atleta segue em atividade, é embaixadora da marca Mormaii e está no Guinness Book por ser a mulher mais rápida a completar a Travessia Leme-Pontal em 8 horas, 54 minutos e 19 segundos (2018).
Branca
Basquete
Branca
Basquete
Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, nasceu em 10 de janeiro de 1966, em Osvaldo Cruz (SP). A atleta de basquete foi prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, além de ter conquistado duas medalhas nos Jogos Pan-americanos: bronze em Caracas 1983 e prata em Indianápolis 1987.
Após encerrar sua carreira como jogadora, Branca se tornou treinadora e também ajudou a fundar o Instituto Passe de Mágica, ao lado da irmã Paula.
Claudia Chabalgoity
Tênis
Claudia Chabalgoity
Tênis
Claudia Chabalgoity nasceu em 13 de março de 1971, em Brasília (DF). A tenista disputou os Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-americanos Havana 1991, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
O tênis sempre fez parte do dia a dia de sua família. Além dela, seu irmão Carlos também foi tenista profissional. Após deixar as quadras, passou a se dedicar ao projeto “Tô no Jogo”, oferecendo aulas de tênis a pessoas com deficiência física.
Clodoaldo Silva
Natação
Clodoaldo Silva
Natação
Clodoaldo Silva nasceu em 1 de fevereiro de 1979, em Natal (RN). O nadador participou de quatro Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), tendo no currículo 13 medalhas: seis ouros, cinco pratas e dois bronzes. Em 2005, foi eleito ainda o melhor atleta do mundo pelo Comitê Paralímpico Internacional e, em 2016, acendeu a pira paralímpica nos Jogos Rio 2016.
Clodoaldo nasceu com paralisia cerebral e, por conta disso, viu seus membros inferiores serem atingidos. Atualmente é comentarista e palestrante.
Daiane dos Santos
Ginástica Artística
Daiane dos Santos
Ginástica Artística
Daiane dos Santos nasceu em 10 de fevereiro de 1983, em Porto Alegre (RS). A atleta é a primeira campeã mundial da ginástica artística brasileira, em Anaheim 2003, e criou dois movimentos no solo que hoje levam o seu nome: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). Disputou ainda três edições dos Jogos Olímpicos: Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
Após encerrar a carreira profissional, a ginasta criou o projeto social “Brasileirinhos”, que atende a centenas de crianças e jovens nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), em São Paulo.
Daniel Dias
Natação
Daniel Dias
Natação
Daniel Dias nasceu em 24 de maio de 1988, em Campinas (SP). O nadador é um dos maiores medalhistas da história dos Jogos Paralímpicos, com 27 conquistas no total: 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. Disputou quatro edições do evento: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2009, conquistou ainda o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar” do esporte.
Atualmente, Daniel é palestrante e possui um projeto de natação destinado a pessoas com deficiência. Foi ainda Secretário de Esportes em Atibaia (SP). O nadador, aliás, nasceu com má formação de seus membros inferiores e superiores.
Diogo Silva
Taekwondo
Diogo Silva
Taekwondo
Diogo Silva nasceu em 7 de março de 1982, em São Sebastião (SP). O lutador disputou os Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Londres 2012, além de ter sido o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Foi membro da Comissão de Atletas do COB e, desde 2023, integra o quadro de colaboradores do Ministério do Esporte, ocupando atualmente o cargo de Coordenador-Geral de Esporte de Base e de Alto Desempenho.
Érika Coimbra
Vôlei
Érika Coimbra
Vôlei
Érika Coimbra nasceu em 23 de março de 1980, em Belo Horizonte (MG). A ponteira disputou duas edições de Jogos Olímpicos pela seleção brasileira de vôlei e conquistou a medalha de bronze logo em sua estreia, na edição de Sydney 2000. Foi ainda campeã dos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999 e prata no Rio 2007. Érika é formada em Educação Física e palestrante.
Estevão Lopes
Remo
Estevão Lopes
Remo
Estevão Lopes nasceu em 18 de março de 1978, em Brasília (DF). O atleta paralímpico competiu em alto nível em três diferentes modalidades: remo, canoagem e vela. Por conta de uma lesão na medula, Estevão perdeu os movimentos do corpo abaixo da cintura.
Advogado e profissional de educação física, Estevão criou em 2016 uma escola de remo e canoagem na capital federal. Além disso, é membro das Comissões de Atletas da Confederação Brasileira de Remo e da Confederação Brasileira de Canoagem.
Fabi Alvim
Vôlei
Fabi Alvim
Vôlei
Fabi Alvim nasceu em 7 de março de 1980, no Rio de Janeiro (RJ). A líbero é bicampeã olímpica de vôlei, em Pequim 2008 e Londres 2012, e duas vezes medalhista de prata em Campeonatos Mundiais, nos anos de 2006 e 2010. Após vinte anos de carreira, Fabi deixou as quadras em 2018. A partir de então, ela seguiu carreira como comentarista do Grupo Globo.
Fernanda Nunes
Remo
Fernanda Nunes
Remo
Fernanda Nunes nasceu em 25 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro (RJ). Remadora desde os 12 anos, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na prova do double skiff peso leve, ao lado de Vanessa Cozzi.
Ainda em atividade, conciliando os treinos e competições com a atuação em organizações que buscam mobilizar a classe de atletas, Fernanda é diretora da ApB e integra a Comissão de Atletas do COB.
Fernando Portugal
Rugby
Fernando Portugal
Rugby
Fernando Portugal nasceu em 4 de julho de 1981, em São José dos Campos (SP). O atleta é um dos nomes mais importantes da história do rugby nacional, sendo peça fundamental para o desenvolvimento da modalidade no país.
Defendeu a seleção brasileira de 2000 a 2015, tendo sido capitão da equipe durante várias temporadas. Representou o Brasil nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e Toronto 2015, além de ter jogado profissionalmente no rugby italiano. Após encerrar a carreira de atleta, tornou-se treinador da seleção masculina, tendo comandado a equipe no Pan de Lima 2019, e ajudou a criar a primeira franquia do rugby nacional (Cobras).
Fernando Rufino
Canoagem
Fernando Rufino
Canoagem
Fernando Rufino nasceu em 22 de maio de 1985, em Itaquiraí (MS). Campeão paralímpico em Tóquio 2020, o canoísta começou no esporte em 2012, sete anos após sofrer um acidente de ônibus que tirou o movimento de suas pernas.
Até então, Rufino sonhava em seguir carreira como peão e, até por isso, é apelidado de “caubói de aço”. O canoísta segue em atividade e é também palestrante.
Flávio Canto
Judô
Flávio Canto
Judô
Flávio Canto nasceu em 16 de abril de 1975, em Oxford (Inglaterra). O judoca foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, além de campeão dos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003.
Fundador do Instituto Reação, um dos projetos sociais mais bem-sucedidos do Brasil, Flávio comanda ainda o Cicclo, startup de programas de educação pelo esporte.
Francisco Barretto
Ginástica
Francisco Barretto
Ginástica
Francisco Barretto nasceu em 31 de outubro de 1989, em Ribeirão Preto (SP). O ginasta disputou duas edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020) e foi eleito ainda o melhor atleta masculino dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, quando conquistou três medalhas de ouro.
Ainda em atividade na ginástica artística, Chico é membro da Comissão de Atletas do COB e se dedica também ao seu próprio centro de treinamento.
Gisele Miró
Tênis
Gisele Miró
Tênis
Gisele Miró nasceu em 1 de novembro de 1968, em Curitiba (PR). A tenista é bicampeã dos Jogos Pan-americanos (Indianápolis 1987 e Havana 1991) e disputou os Jogos Olímpicos Seul 1988. Chegou a ocupar ainda o Top 100 do ranking da WTA.
Gisele segue trabalhando no meio esportivo, mas agora em outro esporte: é gestora do Curitiba Vôlei, que disputa a Superliga Feminina.
Gustavo Borges
Natação
Gustavo Borges
Natação
Gustavo Borges nasceu em 2 de dezembro de 1972, em Ribeirão Preto (SP). Conquistou quatro medalhas em Jogos Olímpicos na carreira: duas pratas e dois bronzes, entre as edições de Barcelona 1992 e Sydney 2000. Disputou ainda os Jogos de Atenas 2004.
Mesmo após encerrar a carreira de atleta, Gustavo seguiu próximo às piscinas e criou academias de natação com metodologia própria de ensino.
Hortência Marcari
Basquete
Hortência Marcari
Basquete
Hortência Marcari nasceu em 23 de setembro de 1959, em Potirendaba (SP). Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, a Rainha do basquete integra ainda o Hall da Fama da modalidade.
Hortência foi diretora da Confederação Brasileira de Basquete, é comentarista no Grupo Globo, empresária, palestrante e membro da Comissão de Atletas do COB.
Hugo Parisi
Saltos Ornamentais
Hugo Parisi
Saltos Ornamentais
Hugo Parisi nasceu em 1 de agosto de 1984, em Taguatinga (Distrito Federal). O saltador disputou quatro Jogos Olímpicos na carreira (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), além de ter conquistado três medalhas de bronze em Grand Prix da modalidade: dois em Montreal 2009 e um em San Juan 2014.
Parisi integra atualmente a Comissão de Atletas da CBDA, é diretor-executivo da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais e árbitro internacional.
Ida
Vôlei
Ida
Vôlei
Ana Margarida Vieira Álvares, ou simplesmente Ida, nasceu em 22 de janeiro de 1965, em São Paulo (SP). A jogadora de vôlei foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1994 e vice-campeã mundial em 1994. Além de ter se destacado nas quadras, atuou também na praia.
Após encerrar a carreira como atleta, Ida foi treinadora e, desde 2021, mora em Portugal. Atualmente é adepta do beach tennis.
Isabel Swan
Vela
Isabel Swan
Vela
Isabel Swan nasceu em 18 de novembro de 1983, no Rio de Janeiro. Ao lado de Fernanda Oliveira, conquistou a primeira medalha olímpica da história da vela feminina brasileira: bronze em Pequim 2008 (classe 470).
Participou ativamente da campanha do Rio de Janeiro para cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. De 2021 a 2023, Isabel foi coordenadora da área de Mulher no Esporte no COB.
Jaqueline Mourão
Ciclismo
Jaqueline Mourão
Ciclismo
Jaqueline Mourão nasceu em 27 de dezembro de 1975, em Belo Horizonte (MG). A atleta se divide entre três esportes: ciclismo mountain bike, esqui cross-country e biatlo (estes dois últimos na neve). Graças a essa versatilidade que Jaqueline disputou oito edições de Jogos Olímpicos, sendo três de verão e cinco de inverno.
Medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, a atleta foi ainda porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Sochi 2014 e Pequim 2022.
Joanna Maranhão
Natação
Joanna Maranhão
Natação
Joanna Maranhão nasceu em 29 de abril de 1987, em Recife (Pernambuco). A nadadora disputou quatro Jogos Olímpicos na carreira (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), além de ter conquistado oito medalhas em Jogos Pan-americanos, entre Santo Domingo 2003 e Toronto 2015.
Entre 2017 e 2020, Joanna foi Gerente de Rendimento e Projetos Especiais na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura de Recife. Atualmente integra o Conselho de Ética do COB e é coordenadora da organização Sports & Rights Alliance, atuando especialmente na área de abusos no esporte.
Kelly Santos
Basquete
Kelly Santos
Basquete
Kelly Santos nasceu em 10 de novembro de 1979, em São Paulo (SP). A pivô chegou à seleção feminina de basquete aos 17 anos e, pouco tempo depois, já conquistaria a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Sydney 2000. Participou ainda de três outras edições do evento: Atenas 2004, Pequim 2008 e Rio 2016. Kelly segue em atividade e concilia a carreira de atleta com a de gestora esportiva.
Lars Grael
Vela
Lars Grael
Vela
Lars Grael nasceu em 9 de fevereiro de 1964, em Niterói (RJ). O velejador foi duas vezes medalhista de bronze em Jogos Olímpicos, nas edições de Seul 1988 e Atlanta 1996 (classe Tornado).
Lars ocupou cargos importantes na política brasileira, tendo sido Secretário Nacional de Esportes no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998. E, no início do século 21, foi Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer do Governo de São Paulo. É ainda um dos fundadores do Projeto Grael.
Leandro Guilheiro
Judô
Leandro Guilheiro
Judô
Leandro Guilheiro nasceu em 7 de agosto de 1983, em Suzano (SP). O judoca foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Pequim 2008, além de ter duas medalhas em Campeonatos Mundiais: prata em Tóquio 2010 e bronze em Paris 2011.
Guilheiro é atualmente comentarista de judô no Grupo Globo e treinador do Esporte Clube Pinheiros (SP).
Luiz Francisco Camilo
Judô
Luiz Francisco Camilo
Judô
Luiz Francisco Camilo, mais conhecido como Chicão, nasceu em 4 de outubro de 1979, em Bastos (SP). O judoca foi campeão dos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003.
Irmão do medalhista olímpico Tiago Camilo, Chicão é formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão no Esporte, além de ter sido comentarista de judô na ESPN.
Mauro Silva
Futebol
Mauro Silva
Futebol
Mauro Silva nasceu em 12 de janeiro de 1968, em São Bernardo do Campo (SP). O meio-campista foi tetracampeão mundial pela seleção brasileira na Copa de 1994 e campeão da Copa América de 1997.
Após pendurar as chuteiras, Mauro Silva se tornou vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e embaixador da Conmebol no Brasil.
Monike Azevedo
Triatlo
Monike Azevedo
Triatlo
Monike Azevedo nasceu em 14 de dezembro de 1979, em Niterói (RJ). Triatleta há mais de três décadas, Monike é tricampeã brasileira da modalidade. Em 2007, criou um projeto sem fins lucrativos que já atendeu milhares de crianças e adolescentes dispostas a praticar triatlo e ciclismo.
Nalbert
Vôlei
Nalbert
Vôlei
Nalbert nasceu em 9 de março de 1974, no Rio de Janeiro. Campeão olímpico em Atenas 2004, o ponta é também o primeiro jogador da história do vôlei a se sagrar campeão mundial em três categorias diferentes: sub-19, sub-21 e adulta.
O capitão da seleção masculina integra o Hall da Fama do vôlei, é comentarista da modalidade no Grupo Globo e palestrante.
Nelson Aerts
Tênis
Nelson Aerts
Tênis
Nelson Aerts, o Neco, nasceu em 25 de abril de 1963, em Cachoeira do Sul (RS). O tenista foi campeão dos Jogos Pan-americanos Havana 1991 e Top 80 do ranking de duplas da ATP. Após encerrar a carreira de atleta, Neco se tornou empresário e fundou a Try Sports, empresa que promove eventos esportivos, especialmente de tênis, por todo o Brasil.
Paulo Jatobá
Basquete
Paulo Jatobá
Basquete
Paulo César dos Santos, o Jatobá, nasceu em 18 de novembro de 1972, em Santos (SP). O atleta tinha o objetivo de ser jogador de futebol, mas um acidente doméstico fez com que ele Jatobá ficasse paraplégico. Foi então que ele passou a competir nos esportes paralímpicos, destacando-se no basquete sobre cadeira de rodas. Disputou os Jogos Paralímpicos e é um dos maiores nomes da história da modalidade no país.
Pipoka
Basquete
Pipoka
Basquete
João José Vianna, o Pipoka, nasceu no dia 15 de novembro de 1963, em Brasília (DF). Foi pivô da seleção brasileira de basquete nos anos 1980 e 1990, tendo disputado três edições dos Jogos Olímpicos (Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996) e conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Indianápolis 1987, quando o Brasil derrotou os Estados Unidos.
Em 1991, Pipoka tornou-se ainda o segundo jogador brasileiro da história a atuar na NBA. Na ocasião, defendeu o Dallas Mavericks. Encerrou sua carreira de atleta em 2007 e, pouco depois, virou professor universitário. Trabalhou ainda por cinco anos na Secretaria de Esportes do Distrito Federal.
Poliana Okimoto
Águas Abertas
Poliana Okimoto
Águas Abertas
Poliana Okimoto nasceu em 8 de março de 1983, em São Paulo (SP). A nadadora iniciou sua carreira nas piscinas, mas depois passou a competir em águas abertas, tendo se tornado a primeira brasileira na história a conquistar uma medalha olímpica nos esportes aquáticos: bronze nos Jogos Rio 2016. Foi ainda campeã mundial em Barcelona 2013.
Poliana integra o Hall da Fama da modalidade, é membro da Comissão de Atletas do COB, comentarista no Grupo Globo e possui seu próprio evento de águas abertas (Travessia Poliana Okimoto).
Raí
Futebol
Raí
Futebol
Raí Oliveira nasceu em 15 de maio de 1965, em Ribeirão Preto (SP). Tetracampeão mundial com a seleção brasileira de futebol na Copa de 1994, o meio-campista foi também campeão mundial com o São Paulo em 1992.
Após encerrar a carreira como jogador, Raí criou a Fundação Gol de Letra, foi executivo de futebol do São Paulo, investiu em uma sala de cinema e se tornou sócio do clube Paris FC.
Renato Leite
Vôlei
Renato Leite
Vôlei
Renato Leite nasceu em 11 de agosto de 1982, em São Paulo (SP). Após sofrer um acidente de moto e amputar a perna esquerda, o atleta conheceu o vôlei sentado e se tornou um dos grandes jogadores do Brasil. Renato é pentacampeão dos Jogos Parapan-americanos: Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015, Lima 2019 e Santiago 2023. Além de ser um dos destaques da seleção brasileira, Renato é palestrante e sócio de uma startup.
Ricardo Acioly
Tênis
Ricardo Acioly
Tênis
Ricardo Acioly, o Pardal, nasceu em 4 de fevereiro de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Como tenista, disputou os Jogos Olímpicos Seul 1988. Depois, tornou-se um dos principais treinadores do Brasil, tendo construído uma parceria de sucesso com Fernando Meligeni.
Pardal foi ainda capitão do Brasil na Copa Davis, criou sua própria academia de tênis, foi comentarista do Grupo Globo e diretor do Rio Open.
Ricardo Vidal
Atletismo
Ricardo Vidal
Atletismo
Ricardo Vidal nasceu em 13 de abril de 1962, em Brasília (DF). Destacou-se no atletismo nos anos 1970 e 1980, na prova dos 400m com barreiras. Fora das pistas, Ricardo foi diretor-executivo do Instituto Joaquim Cruz e membro da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). Atualmente é assessor de relações institucionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Roberto Lazzarini
Esgrima
Roberto Lazzarini
Esgrima
Roberto Lazzarini nasceu em 19 de agosto de 1961, em São Paulo (SP). O esgrimista disputou os Jogos Olímpicos Seul 1988 e Barcelona 1992. Fez carreira no Pinheiros, clube que representa até os dias de hoje. Lazzarini foi eleito presidente da Federação Paulista de Esgrima em 1991 e é treinador da modalidade.
Rui Campos
Vôlei
Rui Campos
Vôlei
Rui Campos do Nascimento, ou simplesmente Rui, nasceu em 23 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro (RJ). O jogador de vôlei fez parte da “Geração de Prata”, que conquistou o vice-campeonato olímpico nos Jogos de Los Angeles 1984.
Após se aposentar das quadras, Rui foi gerente de esportes do SESI, coordenador de equipes de mapeamento do Ministério do Esporte e gestor no Iate Clube de Brasília.
Sandro Laina
Futebol de 5
Sandro Laina
Futebol de 5
Sandro Laina nasceu em 21 de março de 1981, no Rio de Janeiro (RJ). O jogador é bicampeão dos Jogos Paralímpicos no futebol de 5, tendo conquistado a medalha de ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008.
Após encerrar a carreira, Sandro foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), presidente do Conselho Deliberativo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e membro do Conselho do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Thiago Pereira
Natação
Thiago Pereira
Natação
Thiago Pereira nasceu em 26 de janeiro de 1986, em Volta Redonda (RJ). O nadador disputou quatro Jogos Olímpicos, tendo conquistado a prata nos 400m medley em Londres 2012. Recebeu o apelido de “Mister Pan”, após se tornar o maior medalhista da história dos Jogos Pan-americanos: 23.
Thiago é atualmente empresário, palestrante e possui um instituto que promove a aproximação de crianças e jovens com o meio aquático, ensinando os primeiros passos da natação e prevenindo os riscos de afogamento.
Thiagus Petrus
Handebol
Thiagus Petrus
Handebol
Thiagus Petrus nasceu em 25 de janeiro de 1989, em Juiz de Fora (MG). O atleta de handebol disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além de ter no currículo quatro medalhas em Jogos Pan-americanos: prata em Guadalajara 2011, ouro em Toronto 2015, bronze em Lima 2019 e prata em Santiago 2023.
Petrus segue em atividade, é membro da Comissão de Atletas do COB e possui mestrado em administração esportiva.
Valeskinha
Vôlei
Valeskinha
Vôlei
Valeska dos Santos Menezes, a Valeskinha, nasceu em 23 de abril de 1976, em Niterói (RJ). Filha de Aída dos Santos, uma das maiores atletas da história do país, a jogadora de vôlei foi campeã olímpica nos Jogos Pequim 2008.
Valeskinha segue em atividade, mas conciliando a carreira de jogadora com a de auxiliar técnica. Integra ainda a Comissão Mulher no Esporte do COB.
Vanessa Menga
Tênis
Vanessa Menga
Tênis
Vanessa Menga nasceu em 20 de outubro de 1976, em São Paulo (SP). A tenista disputou duas edições dos Jogos Olímpicos (Atlanta 1996 e Sydney 2000), além de ter sido medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999, ao lado de Joana Cortez.
Vanessa segue ligada ao tênis, mas atualmente participando de clínicas da modalidade e ajudando na formação de jovens atletas.
Vera Cleto
Tênis
Vera Cleto
Tênis
Vera Cleto nasceu em 13 de março de 1950, em São Paulo (SP). A tenista se destacou ainda adolescente no cenário nacional, representando o Esporte Clube Pinheiros (SP). Foi semifinalista juvenil em Wimbledon, um dos quatro Grand Slams do circuito mundial.
Vera pertence a uma família de tenistas e durante anos se dedicou à própria academia, além de uma franquia de intercâmbio.
Virna
Vôlei
Virna
Vôlei
Virna nasceu em 31 de agosto de 1971, em Natal (RN). A ponteira foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e Sydney 2000, além de ser vice-campeã mundial de vôlei em 1994. A jogadora também chegou a atuar no vôlei de praia.
Atualmente Virna é empresária e palestrante. Foi também comentarista de vôlei no Grupo Globo e na Record.
Vitorio Silvestre
Ciclismo
Vitorio Silvestre
Ciclismo
Vitorio Silvestre nasceu em 10 de junho de 1977, em Belo Horizonte (MG). Aos 14 anos, o então adolescente sofreu um acidente automobilístico e teve complicações na operação. Com uma lesão medular, Vitorio passou a competir no esporte adaptado em 2006. Primeiro na natação paralímpica, depois no ciclismo. Disputou seu primeiro Mundial em 2011.
William Machado
Futebol
William Machado
Futebol
William Machado nasceu em 24 de agosto de 1976, em Belo Horizonte (MG). O zagueiro teve passagens destacadas por Grêmio e Corinthians. Após encerrar a carreira como jogador, William foi gerente de futebol dos seguintes clubes: Corinthians, Bahia e Santos. Atualmente é assessor de investimentos e oferece consultoria financeira para atletas.