Atletas Pelo Brasil Atletas Pelo Brasil

Correio Braziliense – entrevista Ana Moser

Logo após assumir o cargo de Presidente-executiva da Atletas pelo Brasil, Ana Moser concedeu entrevista ao jornal Correio Braziliense e detalhou o modo de atuação da organização e deu um panorama sobre o acesso ao esporte e à atividade física no país.

Como resume a atuação da Atletas pelo Brasil?

Estudar a causa e a atuação do setor como um todo e pensar nas estratégias e na mensagem. A Atletas pelo Brasil é uma instituição de advocacy. Isto é, advogar e dar voz a causas. Usamos esse capital que atletas têm para defender a causa. Ao mesmo tempo, uma ação de crescimento e de participação dos atletas nas questões do esporte para a vida pública.

O que te levou a aceitar o convite da ONG?

Tenho a visão do esporte acontecendo no país. Conheço o esporte acontecendo nos projetos de prefeituras, para a ampliar a prática, engajadas no que querem fazer para fazer a diferença. Isso que levamos para o ministério. Durante o meu período lá, talvez a maior conquista, que ajuda nesse processo, seja um decreto publicado após a nossa gestão para financiamento e atendimento de esporte como atividade física para a população. Isso tem que ser intersocial. Existiu um avanço no período em termos de debate, especialmente para o debate público. O que normalmente só se fala são os resultados das competições esportivas. Não houve ainda o processo de construção de cultura. Não temos a cultura da atividade física e do esporte. Nossa nação é uma das mais sedentárias do mundo. Não temos a cultura e as políticas de acesso. É um momento de dar um passo além. A Atletas pelo Brasil tem essa visão e estamos fazendo o barco andar.

Veja a entrevista completa aqui.

==
Crédito da foto: Mariana Raphael/MEsp

Pular para o conteúdo